terça-feira, 4 de abril de 2017

Madagascar

Feito por Lucas Alves

Hoje como um dos últimos textos vamos falar um pouco sobre a África especificamente sobre Madagascar. Madagascar é um país africano que está no oceano Índico, o país é a quarta maior ilha do mundo tendo como influência predominante dos malaio-polinésios, antigos colonizadores asiáticos.


A principal atividade econômica de Madagascar é a agricultura cujo destaque é a exportação de café, isso se dá, pois a maioria da população reside em áreas rurais (70,18%). Como dados do país temos a capital sendo Antananarivo, a população de 19.625.030 habitantes uma extensão territorial de 587.041 km², as línguas oficiais são o francês e o malgaxe, e sua moeda é a Ariary.
O isolamento geográfico da ilha favoreceu o desenvolvimento de espécies únicas de flora e fauna: a maioria dos mamíferos e das plantas e metade dos pássaros de Madagascar não existem em outro lugar da Terra, porém recentemente ações predatórias ao meio ambiente vem trazendo o risco de muitas espécies e intensa destruição.
Muita gente conhece a deliciosa matapa de Moçambique. Mas poucos sabem que em Madagáscar este esparregado de mandioca se chama ravitoto, e tem honras de prato nacional.
 Embaixo mostra-se o seu brasão:


Islândia

Feito por Lucas Alves

A Islândia possui uma área total de 103.000 km² e costa de 4.800 km, seu território localiza-se entre a Noruega e a Groenlândia e fica ao sul do círculo Polar Ártico.

Brasão da Islândia

A pesca responsável por 40% das exportações, é a principal atividade econômica do país, em espécie o bacalhau e essa atividade tem influência no setor industrial, visto que o segmento alimentício é através da diversidade de peixes. O país também nas últimas décadas tem fortalecido a indústria de software e a biotecnologia.
Como dados da Islândia temos :a capital sendo Reykjavík, um clima subpolar, o idioma oficial sendo o Islandês, sua população de 322.691 habitantes e a moeda coroa inglesa
Os islandeses desfrutam de um dos melhores padrões de vida do planeta. O país oferece excelente sistema de previdência social. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas, a Islândia ocupa o 17° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano, apresentando média de 0,869.
Sua bandeira predomina as cores azul, vermelho e branco:


sexta-feira, 31 de março de 2017

Cutura da Jamaica

Feito por Guilherme Faber 

Olá leitores , hoje irei falar sobre uma cultura que pelo menos eu acho bem interessante! falarei sobre a Jamaica!
Sua capital é Kingston, o país situa -se na América do Norte e sua moeda é o dólar Jamaicano. Seu idioma oficial é o Inglês. 


Uma boa definição para esta cultura é "mistura", por tratar-se de um país de vários povos que o ajudaram a ser o que é hoje. A Jamaica foi descoberta por espanhóis em XVII.
A religião dotada pelos jamaicanos é do Cristiansmo até rituais africanos. eles creem em alma pura e limpa.
A linha de pensamento da maioria da população é do Cristianismo Ortodoxo e também do antigo testamento ( judaico ). Por exemplo, uma delas mais identificadas dos rasta fares é ter dread ou tranças no cabelo. 
As músicas da Jamaica tem um tanto de combinações como: a junção de música e suas religiões, o país central de dança é de Reggae-Music.   
A gastronomia jamaicana é uma mistura da cozinha africana e inglesa . A base da cozinha jamaicana é muito saudável com uso de peixes, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias.

quinta-feira, 30 de março de 2017

A Índia

Feito por André Leite


A Índia se localiza no Centro-Sul da Ásia, com divisa com os seguintes países: Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianmar (sem contar o Oceano Índico).
Sua capital é Nova Délhi, uma de suas principais cidades. A moeda usada para a prática de atividades econômicas é a rúpia indiana. Seu idioma oficial é o hindi e sua religião o hinduísmo.
A cultura indiana é muito rica e diversificada. 
A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia.
Na arquitetura indiana, as que se destacam são os templos (locais onde ocorre práticas religiosas). O Taj Mahal, localizao na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. 

Taj Mahal: uma das construções mais lindas do mundo.

O respeito que os indianos apresentam com a vaca, sendo ela para eles um ser sagrado é explicada pela religião hinduísta, onde a vaca é representada como um veículo de um dos deuses mais populares do país, o Shiva. Por este motivo ela circula livremente pelas ruas do país.
A culinária indiana caracteriza-se pelo grande uso de diversos tipos de temperos, ervas e outros vegetais, além de frutas locais. 




domingo, 26 de março de 2017

A Coréia do Sul

Feito por Guilherme Faber 



Olá leitores, hoje irei falar sobre uma cultura que muitos não devem conhecer: é a cultura da Coréia do Sul.
A Coréia do Sul localiza-se no leste do continente Asiático e sua capital é a cidade de Seul. Sua moeda, usada na economia local, é o Won sul-coreano.
Sua cultura tem algumas características bem diferenciadas do que classificamos normal, como: comer carne de cachorro; não é permitido entrar em nenhuma casa usando sapatos; não se pode dividir a conta em algum restaurante (ou você é convidado ou o que convida), sempre quem paga é o que convida; eles não utilizam quase nada de contato físico, pois isso chama a atenção, então preferem não usar contato físico desnecessário.
Uma de suas comidas típicas é o Kimchi:

kimchi faz parte da família internacional dos picles.

É recomendado você apenas beber álcool quando te oferecerem, se não, isso pode trazer inimizades.
Você sabia que no dia 15 de agosto se comemora a independência da Coréia do Sul?
Bom, gente, essas foram algumas características mais importantes da Coréia do Sul, espero que tenham gostado!  

quinta-feira, 16 de março de 2017

Anúncio


Pessoal que etá atento a todo nosso trajeto até aqui, nós temos que comunicar a vocês, que a duração do blog Cultura e cia será reduzida. Postaremos mais posts durante apenas este mês, por isso peço que se precisar saber sobre a cultura de algum país em específico, comente, e iremos te ajudar!!! 

Já que infelizmente este é o último mês em que postaremos, o tema será livre, ou seja, você que está lendo pode pedir ajuda sobre qualquer país de qualquer continente que postaremos o mais urgente o possível!!!



terça-feira, 7 de março de 2017

Guiné Equatorial, um país tão pequeno mas com tanta cultura!

Feito por André Leite

Bom dia pessoal, este mês iremos falar sobre a cultura de diversos países do continente Africano. Hoje vamos conhecer algumas informações sobre a cultura da Guiné Equatorial. 


Ela possui 778,061 habitantes e 28,051 km² de extensão. Sua capital é Malabo e a moeda utilizada por lá é o Franco CFA.
A gastronomia da Guiné Equatorial é caracterizado pela sua variedade e é fortemente influenciada pela cozinha Africana. Alguns exemplos de pratos típicos são: O Pepesup (picante sopa de peixe), banana madura frita, pambota e qualquer tipo de carne de animais selvagens, como pangolins, antílope, porco-espinho, tartarugas, e qualquer outra quase sempre é consumida com molho de tomate não muito grosso.
O balélé é a dança mais tradicional em toda a Guiné Equatorial. Essa é uma dança que as mulheres tendem a se envolver em qualquer cerimônia ou festa, geralmente acompanhada de um grupo musical composto por três ou quatro homens.


Ao viajar para a Guiné Equatorial vai encontrar muitos compositores, cantores e grupos de diferentes estilos, onde a tradição popular Africana é misturado com estilos mais modernos, como o hip-hop ou rap. Podemos citar as Filhas do Sol, Alex Morris, David Bass e entre os mais jovens, Luis Mbomio, Majo Star, Selin Samourai, entre outros artistas.
Na Guiné Equatorial, você pode se divertir e conhecer lugares diferentes, como os pontos turísticos que aparecem mais a frente: A Catedral Santa Isabel localizada em Malabo, o novo estadio de Malabo, Areia Branca (praia localizada em Luba) e o Pico Basile são alguns exemplos.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Nicarágua

Feito por Lucas Alves

Oi, encerrarei este mês, falando sobre a Nicarágua. 


Este país tem como sua capital a Manágua. Nicarágua se localiza a oeste da América Central com fronteiras com Honduras e Costa Rica. 
Seu idioma oficial é o Espanhol e sua religião predominante é o Cristianismo.
 A média de escolaridade é de 11 anos.
Os Nicaraguenses organizam diversas celebrações para comemorar os acontecimentos religiosos. 
Existe influências pré-colombianas na culinária nacional nicaraguense. Milho, o alimento básico da população indígena, dá o sabor a muitos dos pratos tradicionais do país.
No café da manhã, Gallo Pinto é o mais frequente, acompanhado por ovos e sempre por tortilhas de milho. O arroz com feijão na Nicarágua é feito com feijões vermelhos e com arroz frito, este prato é chamado de Gallo Pinto. 
Um bolo esponjoso onde levam como principal ingredientes, o leite, leite condensado e creme de leite é uma sobremesa típica. Este bolo é conhecido como "tres leches" e se parece com o cheesecake em textura. Esta receita é original da Nicarágua apesar de existir em toda América Latina. 


sábado, 25 de fevereiro de 2017

A cultura de Cuba

Feito por Guilherme Faber
  
Olá, leitores hoje irei falar sobre uma cultura que muitos não devem conhecer, que é a de Cuba. Sua capital é Havana e sua moeda é o peso cubano. Ela possui como Presidente da República, o Raúl Castro que é irmão de Fidel Castro que já morreu.



Em Cuba se fala o idioma espanhol, como em vários outros países, que é o idioma oficial. Cuba é um país que tem músicas de tradição, aos sons de alguns instrumentos africanos como: Bongo, Conga e Tambor. Se dança com o caringa ou com bembé, em algumas músicas está presente o folclore do país de Cuba, como o Rumba, a Salsa, El Son e o Punto.
Cuba tem como principal atração de sua cultura a dança Rumba que é feito com um difícil ritmo.
O principal esporte é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são muito praticados. Cuba conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.
Algumas das comidas de Cuba que recebem bastante atenção por serem quase únicas é a banana com arroz, azeitona e banana frita/caramelizada, entre outros.
Cuba é um país muito interessante por sua cultura bem agitada e bem comemorativa. O que você acha? Deixe o seu comentário.




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Conhecendo Bahamas

Feito por Lucas Alves

Olá, como já foi dito esse mês falaremos sobre países da América.
O país escolhido foi o Bahamas que se encontra na América Central. O Bahamas é um país que possui como capital a cidade de Nassau, o território é formado por um conjunto de mais ou menos 700 ilhas que formam um arquipélago como mostra o mapa:


O país tem uma área de 13.878 km2 onde a sua população é de aproximadamente 340 mil habitantes que possuem como idioma oficial o inglês. Geograficamente, encontra-se no Oceano Atlântico, próximo à costa norte-americana, no estado da Flórida encontra-se ao norte do Haiti e ao noroeste de Cuba.
A sua principal atividade econômica é o turismo que é favorecido por ter um país de clima tropical e é em Bahamas que se encontra as águas mais cristalinas do mundo, e também a abundância de animais marinhos também colabora, sua moeda é o Dólar das Bahamas.  


Um dos maiores problemas do país é a criminalidade quem não para de crescer, constantemente o país precisa aumentar a segurança, são praticadas diversas denominações religiosas sendo 91,4% da população é cristã, dividida em 20,1% dos anglicanos,18,8% católicos, 55,2% protestantes e 5,9% de outras religiões. Como uma curiosidade do país o seu animal símbolo é o flamingo. Sua bandeira predomina em três cores :azul, preto e amarelo.




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tudo sobre Belize

Feito por André Leite


Oi galera, hoje eu irei mostrar para vocês um poco mais sobre as tradições e várias informações sobre um país que se encontra na América Central e faz fronteira a norte pelo México, a leste pelo mar do Caribe e a sul e oeste pela Guatemala (um dos países no qual já escrevemos no blog, e você que está lendo pode saber mais sobre ele).
Sua área é de 22,965 km² (tamanho equivalente ao do estado de Alagoas-BR), e sua capital é a cidade de Belmopan. A moeda usada para a prática do comércio em Belize é o dólar belizenho, e a língua oficial é o inglês, apesar do espanhol, o crioulo, inglês local, o maia e o garifuna serem falados também.
Lá, em Belize, têm vestígios que trata-se de construções, templos e pirâmides pertencentes à cultura maia, como por exemplo: Nim Li Punt, no sul; Cahal Pech, no centro; La Milpa, no norte; (esses são apenas alguns desses monumentos).
 Os ingredientes mais utilizados na culinária de Belize são os peixes, mariscos, carne de vaca, de porco, frango, ervas como o cilantro, que aqui no Brasil é conhecido como coentro, entre outros. Entre diferentes pratos, temos sempre alguns que se destacam, como é de se esperar, em Belize não é diferente, os pratos principais são o ceviche, os mariscos frescos, a sopa de camarões, sopa de escabeche e relleno, preparadas com vegetais e frango, entre muitos outros. 
Sopa de escabeche (salmoura)
O belizenho é reconhecido pelo seu bom humor e a sua tranquilidade para viver a vida. Eles são um povo muito respeitoso e hospitaleiro, sempre dispostos a conversar.
Agora um pergunta à você, leitor: Você tem alguma ideia de como Belize era anteriormente conhecido?
Se você respondeu Honduras Britânica, está correto!!!
Espero que tenham gostado e, claro, apendido algo igual a mim. Continuem acompanhando o Cultura e cia e aproveitem.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A Guatemala

Feito por Guilherme Faber


Olá gente que acompanha o blog, hoje irei falar sobre a cultura da Guatemala que foi muito influenciada pela civilização Maia e pelos Indígenas, que é uns dos tesouros da nação.
As pessoas que a  habitam usam de principal passa tempo a leitura e escutam músicas, geralmente europeias e indígenas, também há um fato de que mais de vinte idiomas Maias são falados na Guatemala. Na zona rural, por exemplo, é falado Xinga e Garifuna. 
O povo de lá também gosta muito de desfiles, que são bem importantes para eles, dançam e cantam e as vezes usam até fantasias de boi!
Lá, é mais presado a religião católica, com cerca de 57% de sua população no catolicismo. 
No território da Guatemala podemos ver alguns registros de palavras Maia em paredes, as vezes até em esculturas, geralmente falam sobre DEUS - o louvando. Na Guatemala também há vários templos em forma de pirâmides em escadas; isso significa com certeza um templo Maia. 
Os Maias foram os maiores influenciadores desta cultura. 



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Suriname

Feito por André Leite

Olá pessoal, durante este mês falaremos sobre países da América. 
O país escolhido por mim, o Suriname, se encontra na América do Sul, bem acima do Brasil com fronteiras com a Guiana e a Guiana Francesa, e logicamente com o Brasil. Sua capital se chama Paramaribo, como é visto no mapa a seguir:

Sua área é de 163.265 Km² e sua população é de 590 mil habitantes (estimativa de 2016), ou seja, o Suriname dispõem de aproximadamente 3,65 hab/km², o que não é muito se pensarmos bem.
Seu idioma oficial é o holandês, porém também fala-se javanês, inglês, francês e crioulo. Assim como em muitos países, ele também possui uma grande variedade de religiões, sendo o cristianismo o principal.
Nele, as atividades econômicas que predominam são a agricultura e o comércio, que são realizados com o dólar surinamês, porém temos uma principal atividade, o Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita.
A culinária do Suriname consiste numa mistura de diferentes variedades de vegetais .Peixe é uma importante fonte de alimento, uma espécie interessante de peixe é o Kwi-Kwi, servido com curry.  É comum, em Paramaribo, comprar um copo com gelo picado e bastante Sap (xarope encorpado de frutas). Frutas frescas também são muito típicas, principalmente o Coco.
Agora uma curiosidade: você sabia que apesar de ser muito chamado de Suriname, o correto é República do Suriname (nome oficial)?
Sua bandeira é formada por cinco listras horizontais das cores: verde, branco, vermelho, branco e verde e uma estrela dourada de cinco pontas no centro. 
Veja-a a seguir:

sábado, 4 de fevereiro de 2017

O início de tudo...

Olá, somos alunos do 8º ano C. O nosso trio é composto por André Leite, Lucas Alves e Guilherme Faber.
Durante quatro meses falaremos sobre a cultura de diversos países mostrando fotos e vídeos com a finalidade de interagir com vocês, os leitores.
Em nossos textos explicaremos os conceitos básicas de algumas culturas que não são muito conhecidas pela nossa sociedade. Os países que serão incluídos podem ser encontrados em absolutamente todos os continentes e variam de conhecidos como algumas capitais para aqueles que muitas vezes nem sabemos que existem, ou seja, desconhecidos por nós.
O nosso blog será abastecido por seis textos ao mês entre fevereiro e maio.
Em cada texto postado falaremos apenas e unicamente de um país, isso inclui as tradições, a(s) língua(s) oficial(ais), a culinária, entre outros fatores que englobam a cultura em geral.
Esperamos que gostem, comentem e compartilhem a seus amigos e familiares, interajam de modo geral.